Investir em produção de conteúdo é uma dica valiosa para quem quer deixar sua marca mais conhecida e engajada na internet.
Aliás, você sabia que a produção de conteúdo vai muito além do que escrever posts para blog?
Se você está interessado em conhecer mais informações sobre esse universo, com o intuito de se destacar das demais marcas do seu mesmo segmento, continue lendo esse texto.
O que é produção de conteúdo?
Muitas pessoas acreditam que gerar conteúdo na internet é escrever texto para blog. Mas e se nós te disséssemos que envolve muito mais que isso?
Muitas empresas investem na produção de conteúdo online para trazer melhor engajamento para seu negócio. E acredite! Você pode ter bons resultados, independente do seu segmento. Seja ele uma padaria ou uma empresa de locação de banheiro químico, por exemplo.
A grande questão é se desapegar daquilo que é desnecessário e deixar as ideias pré-concebidas de lado, dando enfoque naquilo que você melhor tem a oferecer sobre seu produto e serviços, de acordo com as pesquisas de mercado.
Pensando dessa maneira, existem diversos meios de comunicação que podem rentabilizar seus acessos em consumidores.
Quais tipos de conteúdo podem ser produzidos?
Como dissemos acima, produzir conteúdo não é somente ter um blog ou simplesmente um canal no Youtube. Envolve diversas outras plataformas e maneiras de se comunicar.
Primeiramente, como recurso estratégico, saiba que a produção de conteúdo não promove mais visibilidade apenas com a criatividade. É preciso estratégias e artimanhas para que seu engajamento melhore cada vez mais.
Em quais plataformas online posso produzir conteúdo?
Existem diversas plataformas onde pode se investir na produção de conteúdo. Está interessado em saber um pouco sobre algumas delas? Veja a lista de preparamos a seguir:
Ebooks: É cada vez mais comum conhecermos produtores de infoprodutos nos mais determinados segmentos. Com os ebooks é possível aprender de alimentação a mecânica de caminhão. Tudo depende de qual conteúdo sua empresa trabalha e deseja abordar com seus clientes.
Redes Sociais: As redes sociais certamente são as plataformas mais populares no momento. Isso porque são elas que fazem a conexão entre marca e público ficarem cada vez mais estreita. Sendo assim, diversas empresas investem em Facebook, Instagram e Linkedin para passar suas mensagens de diversas formas, seja em vídeos, stories, ou conteúdos patrocinados.
Podcast: Os podcasts estão chegando e conquistando o seu espaço diante das redes sociais e vídeos. É possível ouvir conteúdos literários, empreendedorismo, mensagens sobre esportes, viagens, beleza e muito mais.
Videos: Os videos para o Youtube também são formas de produção de conteúdo para internet. Nele encontramos diversos nichos, sejam maquiagem, mecânica, decoração, recursos humanos e muito mais. O mais interessante é que assim como qualquer outro material, o Youtube também tem alguns mecanismos que o ajudam no engajamento dos vídeos publicados.
Blogs: Os blogs surgiram como uma das primeiras plataformas de comunicação na internet. Com eles também temos acesso a uma gama de conteúdo, desde entretenimento ou dúvidas pontuais sobre determinadas temáticas. Diferente do que muitos pensam, escrever para blogs vai muito além da criatividade e conteúdo. É necessário conhecer estratégias para que seu texto se sobressaia dos demais.
É importante dizer que antes de pensar em engajamento e produção de conteúdo, é preciso ter o que dizer. Quanto mais delimitado e nichado for o seu conteúdo, melhor ele atingirá o público que deseja.
Quem pode fazer produção de conteúdo para minha empresa?
Uma investigação minuciosa sobre como se desenvolve o processo de produção de conteúdo tem feito bem para o mundo do marketing!