Ainda nos tempos de hoje, algumas pessoas não possuem a consciência da importância e da eficiência de um bom trabalho de design numa marca. O design faz toda a diferença no processo de visualização da marca e seu entendimento pelos consumidores.
Infelizmente, existem pessoas no mercado que se dizem capazes de realizar esse tipo de trabalho, porém estão enganando seus clientes produzindo materiais ineficientes e insatisfatórios, que não irão traduzir realmente a essência e o propósito da empresa na sua marca.
Por que criar a sua própria marca?
A criação deve ser pensada antes mesmo de se abrir o negócio, o empreendedor deve ter muito claro os objetivos e posicionamento que sua empresa irá ter frente ao seu público e seus concorrentes, isso deve ser retratado na sua marca.
O próprio nome fantasia da empresa é uma marca, e deve ser estudado com critério, não apenas por ser bonitinho ou algum nome que você acha legal, pois temos que ver se têm haver ou não com o negócio e sua sonoridade, além de detalhes como um endereço de website, entre outros aspectos que não prejudiquem que seus clientes te encontrem no futuro.
A importância do designer
Ouvimos o tempo todo pessoas falando que sabem fazer ou tem algum conhecido que faz uma marca, pois sabem mexer no Corel Draw, Adobe Ilustrator e Photoshop, e isso é lógico e compreensível, pois com a facilidade de apreender a mexer nas ferramentas de editoração gráfica, muitas pessoas aprendem a criar, mas não são designers.
Um designer possui conhecimentos que lhe dão a base necessária para criar e desenvolver soluções para cada trabalho de acordo com a necessidade e expectativa do cliente, produzindo um material de qualidade e relevância que irá atender a expectativa do cliente.
Qual é o dever do designer?
Traduzir da melhor forma os anseios e intenções de seus clientes, reunindo informações que são fundamentais para a criação e o desenvolvimento da marca. Expressar uma ideia através de um desenho único, a criação de um material corporativo que traduza este ideal ilustrando toda comunicação institucional da empresa, e por fim, a aplicação da identidade visual trabalhada em todas as estratégias de comunicação a fim de tornar esta marca relevante e valiosa.
Criar uma marca é desenvolver um relacionamento com o público e todos os interessados, ela deve traduzir tudo que possa agregar valor para sua marca aos olhos de seus consumidores.
Por isso a importância do design nessa concepção da marca, ele que irá traduzir todo o conceito, a ideologia da empresa e sua personalidade através da marca.
Por isso cuidado quando for contratar alguém para criar sua marca, procure sempre empresas especializadas e que trabalhem nesse mercado para que seu investimento tenha resultado.
Pois caso contrário a sua marca poderá ser prejudicial a sua empresa.
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