Endomarketing é o marketing voltado para o público interno de uma determinada empresa, ou seja, seus colaboradores. Assim como é importante promover a imagem corporativa tanto para o mercado quanto para os clientes, o engajamento com o colaborador é muito essencial.
Dessa forma, o planejamento e a execução de ações ajudam a medir o clima organizacional, e consequentemente reduz a rotatividade de funcionários e também facilita atração de novos talentos.
Para que o endomarketing seja funcional, existem diversas iniciativas que podem ser aplicadas no dia a dia da empresa. Essas iniciativas variam desde a comunicação interna, a divulgação de política de RH.
Como ter um plano de endomarketing funcional?
Existem 4 pontos importantes para serem pensados na hora de construir um plano de endomarketing:
Conheça os colaboradores
É muito importante para a política de marketing interno da empresa, que seus líderes conheçam quais são os anseios dos funcionários. Dentre as ferramentas que ajudam aferir os resultados, está a pesquisa de clima.
Defina metas
Um ponto muito importante para o plano de endomarketing é a definição de metas. Defina objetivos de curto a longo prazo, como aumentar o engajamento e melhorar a comunicação, por exemplo. É somente definindo metas que você chegará a um bom resultado.
Planeje os próximos passos
Com os objetivos definidos, é a hora de traçar um plano de ação e definir um cronograma.
Use métricas e acompanhe a execução
Ter um acompanhamento frequente dos resultados é essencial. Por esse motivo uma revisão constante mostrará se a estratégia está sendo funcional ou se é preciso fazer ajustes de rota.
Você sabe o que é Identidade Corporativa?
Qual o papel do endomarketing?
O objetivo do endomarketing é proporcionar o melhor engajamento entre colaborador e empresa. Ambos precisam estar engajados, e para isso, o colaborador precisa entender qual é a missão, visão, e a cultura da empresa.
Dentro do endomarketing o líder desempenha um papel fundamental, como um instrumento ao divulgar as informações importantes da empresa para seu liderado.
Esperamos ter te ajudando a esclarecer algumas dúvidas sobre o papel do endomarketing.
Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.