Deseja saber mais informações sobre o que é branding e como posicionar a sua marca no mercado? Nós da Dcphouse, tiraremos suas principais dúvidas sobre o assunto e te deixar a par sobre esse importante recurso usado na gestão de grandes marcas. Vamos lá?
Em alguns posts anteriores, mencionamos aqui algumas ferramentas que nos auxiliam no processo de criação e divulgação de uma marca, como a identidade visual, organização e produção de conteúdo. E se te dissessemos que tudo isso em conjunto também faz parte do branding?
Antes de mais nada, pensar nas condutas e nos objetivos da sua marca é o primeiro passo para promover efeitos e produzir vínculos lúcidos que, na medida da relação do cliente com a empresa, se tornam decisivos na opção pelo serviço oferecido.
O que é Branding?
Branding é, para além dessa junção de recursos, uma maneira de promover e tornar conhecida uma marca, registrando e afirmando seus preceitos e posicionamentos. Visto que estamos imersos no mundo globalizado e que a concorrência no mercado é gritante, toda conduta de marketing tem altas chances de repercutir na imagem do seu negócio! Esse é o trabalho do Branding!
E não para por aí!
Além de contribuir com a imagem da sua marca, o Branding possibilita o planejamento e a dedicação exclusiva à criação dos fundamentos do seu negócio, bem como a elaboração incisiva para atrair cada vez mais consumidores e clientes.
A idealização, promoção e estruturação são conceitos fundamentais, são a alma do seu negócio! Como o caso do Mc Donalds, por exemplo, o símbolo do M grande e amarelo que não é apenas um símbolo, mas um registro dessa dedicação que o fideliza no mercado de Fast-Food.
Trocando em miúdos, o Branding tem como fundamento a estratégia de garantir uma reputação positiva com seu público alvo, amadurecendo de maneira sensata.
O Mc Donalds não é apenas o M grande e amarelo!
Dessa forma, toda marca não se resume ao símbolo que a representa, mas a soma de afetos e envolvimentos que desperta em seu público, seja com a forma como o trata, seja com a qualidade do seu serviço; e é para isso que o Branding tem tamanha relevância: por compreender que jamais será de domínio do criador/proprietário da marca a imagem que reproduz, mas sim a capacidade de destacar-se nesse meio.
A capacidade de criatividade e destaque!
Basicamente é isso que vai influenciar, e muito, no posicionamento do seu negócio. O Habbib’s, por exemplo, não é uma marca de comida árabe entre tantas no mercado, mas a marca com qualidade, criatividade de sabores e preços, além da grande invenção de divulgar miniaturas de personagens de filmes como brinde de seus lanches.
Quando colocada em prática a criatividade, o consumidor nota a diferença e o esforço!
Conheça mais sobre o Rebranding | O novo posicionamento da Volkswagen
Como fazer o branding da sua marca?
São muitas as demandas que uma marca exige para se destacar e crescer no mercado: publicidade, comunicação, id visual. Mas nenhuma dessas tarefas será bem realizada sem um princípio básico estabelecido: quais as convicções da sua empresa? Quem ela é?
Uma dica valiosa: invista na identidade visual da sua empresa, de forma que ela seja coerente com seus objetivos, sem se desviar. Isso facilitará muito no diálogo estabelecido com seu público alvo!
Elabore uma plataforma
Basicamente consiste na inclusão de aspectos fundamentais que auxiliam a marca a se relacionar com seus consumidores.
Intuito
Esse aspecto tem relação com os objetivos e propósitos em que a sua marca veio! Para que ela nasceu e por que continua existindo? De onde e de quem surgiu a ideia em colocá-la em ação? Em algumas situações, o intuito da marca vem reforçado como slogan, como o slogan da UNIMED: “Cuidar de você. Esse é o plano”.
Comprometimento
Antes de soltar um monte de promessas, é necessário se comprometer em realizá-las. Mas atenção! O intuito da sua marca não é a mesma coisa que a promessa feita; o intuito é algo geral, como objetivo de existência. A promessa é como isso será feito. Se ela falha, o intuito vai pelo ralo, por isso que o branding vem para somar!
Emblemas da marca
Justificados e identificados os intuitos da sua marca, é hora de relacioná-los com os atributos, ou seja, os emblemas. O Branding se preocupa com isso por saber que é necessário demarcar os traços da personalidade do seu negócio.
E então, gostaram de saber um pouco sobre branding? Agora é o momento de colocá-la em prática!
Venha nos o que acha sobre isso! A Dcphouse deseja sucesso em seus negócios.c