O Marketing de Conteúdo vem para facilitar e recrutar o público alvo da sua marca de forma sólida, aprimorando e se difundindo no mercado de maneira que amplie a cartela de cliente e as redes de comunicação dessa mesma.
Há algum tempo o espaço online ganhou grande suporte para divulgação de negócios em pequena e grande escala. Mas, a questão agora é outra: como estar em meio a tantos perfis onlines e ainda sim chamar atenção, ser convidativo e perspicaz nesse meio competitivo?
É necessário, de antemão, aderir ferramentas de alcance de clientela. O marketing de conteúdo tem esse “poder”, afinal, a grande maioria dos especialistas nessa área recomendam seu uso!
Porque os especialistas recomendam o Marketing de conteúdo?
Tudo que é colocado em prática de forma coerente, costuma fazer grande sucesso! E com o Marketing de Conteúdo não foi diferente.
Listamos algumas indicações para você também se tornar um profissional desse ramo e promover sua marca de forma inteligente:
O conceito de Marketing de Conteúdo
Primeiramente, é necessário saber algumas coisas básicas sobre o Marketing de Conteúdo. Como por exemplo, que o Marketing de Conteúdo não é uma venda barata do seu negócio!
Sim, a venda é importante, mas quando colocada como centro dos objetivos, torna menos atrativa. Seu cliente não está interessado se você vende absurdamente, mas no produto que você vende. Na forma como você o vê e o administra. Por isso, o conteúdo compartilhado deve ser positivo e encantador.
A metodologia Inbound
Essa metodologia consiste numa técnica muito atual que faz parte do Marketing de Conteúdo, de forma que atrai o interesse do público!
A metodologia Inbound é o oposto das propagandas enganosas e exaustivas que algumas marcas fazem uso. Aos aqui você tem a capacidade de convidar seu cliente a se interessar pelo seu serviço. Tudo funciona no tempo exato do cliente e da empresa, sem pressão de compra ou fidelidade, pois ambas se tornam espontâneas.
Mas para que todo esse processo aconteça são definidos quatro bases:
- A atração – que definida pela criatividade e coerência do seu conteúdo.
- O convertimento – que é a capacidade de fidelizar e converter algo duvidoso em algo mais concreto.
- A venda – consiste na competência em provar ao cliente que seu serviço ou produto oferecido são os de melhor qualidade e que ele não se arrependerá da escolha.
- O encantamento – Muito se engana aquela empresa que acredita ter conquistado seu cliente por meio de uma compra! Se o seu serviço for capaz de encantar e promover qualidade, ai sim seu cliente não só voltará a solicitar seus serviços como o recomendará a amigos, familiares e pessoas próximas. Por isso o sucesso das empresas Disney, que fazem manutenção diária da satisfação do cliente.
Leia mais informações sobre o efeito Disney
Benefícios do Marketing de Conteúdo
É comprovado por meio de pesquisas do ramo que mais da metade das empresas brasileiras de sucesso já assumiram e fazem uso do Marketing de Conteúdo como ferramenta principal na atração de clientes.
Listamos alguns benefícios para que você compreenda bem:
O marketing de conteúdo eleva a circulação do site
O Google, maior empresa de buscas online atual induz os resultados das pesquisas feitas para os sites que disponibilizam conteúdos relevantes e bem escritos. Ou seja, ao publicar conteúdo no site de seu negócio, quanto maior for a coesão, maior o alcance das pesquisas e, logo, maior a chance de estar entre os resultados emitidos na busca do Google;
Dispor Brand Awareness
A elaboração desses conteúdos colabora para o alcance de um público maior que está conhecendo aquilo que você tem para oferecer, portanto quanto mais habituado o cliente estiver, maior a chance de venda!
Por exemplo, quanto maior o número de pessoas com tv a cabo que acompanham as ofertas da empresa Polishop, maiores as chances de compra dos produtos dessa marca. Afinal, eles já conhecem e dominam o conteúdo que a empresa oferece diariamente.
Engajamento
Ao contrário do que se propõe o brand awareness, o engajamento não visa apenas o crescimento abundante de clientela, mas a formação de união seletiva que propicia novos espectadores.
Ao produzir marketing de conteúdo é crescente o diálogo desses clientes com o seu negócio;
Capacitar o mercado
Na maior parte das vezes o público alvo de determinada marca não domina, tampouco conhece, o mercado de trabalho e os itens ofertados por você.
Mas não pense que isso é o fim do mundo! O importante é se ater às questões e incógnitas de seus clientes, solucionar suas dúvidas e demonstrar interesse em ajudá-los a conhecer o que estão interessados.
Isso é fundamental, pois é por meio de um bom feedback que o cliente provavelmente se fideliza.
Acréscimo do lifetime-value
LTV, ou Lifetime-Value, é a média em geral dos valores gastos pelo cliente nas compras feitas na sua firma. Exemplo: três compras no valor de R$20,00, o LTV será de R$60,00.
Por isso, um bom empreendedor deve se ater ao fato de que fidelizar a clientela é uma estratégia de lucro certeira, afinal se torna mais possível engajar um cliente a comprar de novo de você do que conquistar novos clientes. Conteúdos no pós-venda, ou até mesmo descontos e cupons atraem o consumidor.
Delimitar o CAC
O Custo de Aquisição de Clientes, conhecido como CAC, consiste num algoritmo que indica o valor investido na Venda e no Marketing para conquistar nova clientela.
Muitos empreendedores gastam muito dinheiro com esses investimentos em propaganda e marketing, mas não percebem que com um bom conteúdo que soluciona dúvidas, esse investimento se torna desnecessário.
Por isso, ao invés de gastar horrores com propagandas que pouco beneficiam seu negócio, vale mais a pena investir num bom Marketing de conteúdo.
Estratégia de Marketing de conteúdo para empresas
Um descuido comum no Marketing de Conteúdo é que poucos se fundamentam na organização e estruturação para realizar resultados. Venha conosco para conhecer melhor esquemas de êxito.
Mas atenção: publicar textos esporadicamente no seu site/blog não é fazer Marketing de Conteúdo! Muito pelo contrário, o Marketing de Conteúdo segue três regras fundamentais: o planejamento, a execução e a mensuração.
Execução
Como toda boa práxis, a execução funcionará quando o planejamento tiver suas estratégias bem definidas. Por isso, não se assuste se na hora de colocar em prática sua teoria deixar de fazer sentido. É assim mesmo!
O importante é não perder o foco daquilo que está sendo proposto e não fugir do objetivo, bem como fazer pequenas e consideráveis alterações caso seja necessário.
Comece pela produção de conteúdo! É nesse momento que o planejamento será colocado em prática, ainda que não seja uma missão nada fácil pois requer atenção, empenho e muita mão na massa.
O uso de palavras-chave apresenta resultados significativos nesse ramo, pois é a partir dele que os algoritmos de busca encontrarão seu site, pois você dispõe de algo que costuma ser pesquisado com frequência.
O tamanho e o formato do conteúdo, bem como a revisão, são atrativos no seu Marketing de Conteúdo! É isso que vai atrair o leitor.
Mensuração
Passadas as etapas de planejamento e execução, é chegada a hora de mensurar a eficácia das suas práticas. Esse é um momento de muita atenção, por isso esteja preparado!
É nesse momento que você descobrirá quais os resultados conquistados, o que vem dando certo e o que não. Mas não se assuste se o número de ações que foram por água baixo for maior que o número de acertos! Um dos grandes privilégios do Marketing Digital é a possibilidade de corrigir esses pequenos erros e fugir de furadas.
Ferramentas
Existem diversas maneiras e estratégias para verificar quais os resultados obtidos com o Marketing de Conteúdo, como
- As ferramentas para blog – para além das publicações de textos, um blog requer cuidado de uma forma geral. Ou seja, customização do visual, estrutura, controle de acesso. Nessa hora, recorra a alguns sistemas de gerenciamento de conteúdo como o Drupal, ou o WordPress.
- As ferramentas para mídias sociais – nesse caso você deverá se preocupar em programar as publicações em diversas redes, bem como supervisionar a obtenção e o engajamento dessas publicações e quais efeitos positivos e negativos, além de escrever esses resultados em formato de relatório. Para isso, invista em opções como o Quintly, o Buffer e o Hootsuite! Além de existir alguns específicos para cada site.
- As ferramentas de automação – Estimular leads não é uma tarefa simples, por isso o especialista dessa área deverá se preocupar em relatar e disparar e-mails com informações. Para melhorar esse trabalho, existem algumas alternativas válidas como o MailChimp e a Hubspot.
- As ferramentas para SEO – nesse caso, diferente do blog, o SEO traz outras adversidades. Como, por exemplo, o rankeamento, o monitoramento de concorrência, e o uso de palavras-chave. Analise a possibilidade de investir nos serviços do BuzzSumo, ou do Keyword Planner do Google!
Saiba mais sobre otimização Google
Gostaram de nossas dicas? Prontos para acertar em cheio no Marketing de Conteúdo!
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