É bem possível que você já tenha ouvido falar da nova profissão que está dominando o cenário atual: o influenciador digital. Caso não tenha ouvido, não se assuste porque certamente você conhece diversos deles!
Com o crescente uso da internet e a evolução das relações do mercado de consumo com a figura de pessoas influenciadoras, nasceu o influenciador digital. Que é, basicamente, alguém que tem uma imagem positiva e de formação de opinião nos meios sociais.
O influenciador digital tem grande visibilidade, bem como uma capacidade de comportamento e opinião que interessam outras pessoas. Por isso seu público é leal e comprometido, além de consumir das mesmas marcas, opiniões e gostos. Sua produção de conteúdo conta com temáticas de interesse desse público, por isso tamanha identificação.
Como identificar um produtor de conteúdo?
O influenciador digital além de ter força absoluta nas redes sociais, geralmente está ligado a um nicho de interesse, seja a moda, o ativismo por causas sociais, culinária, comportamento, esporte, artes, design.
Ah, uma coisa muito importante para saber sobre o influenciador digital é que existe uma pirâmide de base dos conceitos e necessidades para regulamentar a profissão e que, isolados, esses conceitos de nada servem. Precisam andar juntos para terem efeito! São eles: o alcance, a ressonância e relevância.
O alcance tem ligação com o público, o numero de seguidores e de visibilidade que o influenciador digital atinge.
A ressonância tem como fundamento a capacidade de provocar interesse e engajamento do publico alvo, por isso não adianta ter um número grande de seguidores se eles são “fantasmas” que não se interessem nem interagem com seus posts. E, por último, a relevância, que indica a coerência da produção de conteúdo.
Mas atenção! Não é porque você tem alguns milhares de seguidores que você é um influenciador digital, ok? O profissional na área de influenciar conta com mais que números, aliás, são pessoas que formam e se identificam com sua opinião. Por isso, é preciso alcançar e ter um bom resultado desses seguidores.
No entanto, ainda que o influenciador digital tenha como base solida de seu trabalho a internet, e pesquisas apontam esse grande alarme depois de 2012, sua natureza é muito anterior.
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Existem alguns tipos de influenciador digital, saiba quais:
Celebridades
são pessoas que já tinham fama antes de se apropriarem das redes sociais, de forma que levaram todo seu público junto.
Autoridades
Geralmente essas pessoas também são famosas no mundo tradicional, mas por serem referências no assunto que tratam. Elas também “migraram para a internet” com o intuito de ampliarem sua voz e alcançarem mais pessoas em suas discussões. Como o caso do Dr. Drauzio Varella , que já conhecido por seus livros, pelo programa de televisão “Fantástico”, criou um canal no youtube.
Jornalistas
Também são conhecidos por já estarem no meio da fama, mas usam as mídias para construir seu publico. Um exemplo deles é o Evaristo Costa e Maria Cândida .
Ativistas
São líderes ou pessoas envolvidas em causas sociais, por isso produzem conteúdo vinculado a uma luta específica e formam opinião de outros ativistas. Nátaly Neri e Luisa Mell são uma delas.
E por fim, os nativos digitais: são pessoas que ganharam a fama por formarem seu público já na internet; são youtubers e instragamers, blogueiros .
Mas, você deve estar se perguntando: Qual a necessidade e a vantagem em ter um produtor de conteúdo no seu negócio?
Pois bem, antigamente as empresas faziam acordos com celebridades para divulgarem sua marca, seu produto. Hoje, isso se tornou ainda mais fácil, pois o influenciador digital também tem uma grande visibilidade. Ao contrario da celebridade que vive de outros trabalhos como a TV, o teatro, reality shows, etc.
O influenciador digital se profissionaliza apenas nisso! Portanto, é bem interessante analisar o histórico do produtor de conteúdo antes de rolar uma aproximação. Ver qual seu discurso, como é a recepção de seus seguidores.
E durante a aproximação, vale explicar melhor qual sua proposta comercial, como você deseja incluí-lo e claro, deixar que o próprio influenciador apresente outros caminhos.
Afinal, ao trabalhar com um influenciador digital, você também está se relacionando com outra pessoa, que também tem seus valores e posicionamentos, seja como organização ou individuo. Essa relação possibilita humanizar mais seu negocio a fim de ter um discurso critico que forma opiniões.
Gostaram de nossas dicas? Então que tal colocar em pratica essa preciosa colaboração que pode render muitos lucros?
A DcpHouse veio para te ajudar! Espero que tenha se informado melhor sobre esse conteúdo. Qualquer dúvida ou sugestão, comente aqui, pois responderemos em breve!