Você já observou de algumas empresas no mercado dizem uma coisa, mas fazem outras completamente diferentes? Empresas que gastam rios de dinheiro em campanhas publicitárias para dizer que o cliente é o seu bem mais importante, mas o deixam por horas em uma fila ou não investe em atendimento? Isso acontece porque essas empresas não se conhecem. A identidade Corporativa traz características para que a sua empresa seja a única no mundo, sem outra igual.
Quer saber mais sobre o que estamos falando? Continue lendo este post até o final.
Sobre a Imagem e Identidade Corporativa
A Imagem Corporativa (ou Identidade Empresarial), busca ir além dessa imagem construída que tem como objetivo convidar e atrair clientes. Ela funciona como um quadro em branco que temos dentro da nossa mente. Dessa maneira, nós montamos em cima dele uma espécie de quebra-cabeça com peças fornecidas pela empresa.
Ou seja, o site de uma marca é uma peça do quebra-cabeça, a comunicação externa, os serviços/produtos oferecidos, a identidade visual e o marketing de conteúdo também fazem parte desse jogo, assim como todos os demais elementos desta constituição. A Imagem Corporativa é o pilar que sustenta o bom relacionamento de um negócio com seus clientes e investidores
Nesse caso, afirmar e mostrar quais as perspectivas em relação ao mundo, os preceitos e as convicções que a empresa compartilha de forma geral, e qual sua conduta em relação a isso tudo em distintas ocorrências é fundamental.
Já a Identidade Corporativa une dois importantes aspectos: os essenciais e os visuais.
Fique tranquilo, pois explicaremos mais sobre isso:
É corriqueiro associar a Identidade Corporativa com a Identidade Visual, o logotipo, cores e design. Mas não é apenas isso!
Uma pessoa que acaba de conhecer sua empresa não terá conhecimento das múltiplas características e decisões que são tomadas só no bater dos olhos no logotipo! É claro que o logotipo influencia, e muito, na propaganda e na identidade do seu negócio! Mas ele por si só não basta. Ele é parte de um conjunto de características, e é preciso alinhar e definir todos os elementos que tornam a sua empresa o que ela é.
A identidade visual, portanto, está mais ligada a parte superficial, propagandista, do seu negócio. É nela que todo seu discurso está implícito e é ela que fará com que seu público alvo a reconheça enquanto empresa renomada.
A necessidade em afirmar uma Identidade Corporativa
Muito se engana quem acredita que criar uma Identidade Corporativa serve apenas como forma de vender e propagar o conceito de uma empresa.
Na verdade, essa é uma ferramenta para credibilizar o seu negócio. Mas é preciso tomar cuidado e atenção, pois uma empresa que afirma algo em seu discurso e age contraditoriamente, peca e muito.
Como, por exemplo, se afirma contrário ao trabalho escravo e mesmo assim fazer parcerias com empresas e companhias que se privilegiam do próprio trabalho escravo. A clientela tomará conhecimento dessa atitude em algum momento e contestará.
Portanto, a Identidade Corporativa vem como objetivo de propagar um discurso certeiro, coerente e maduro no mercado em que está inserida. Tudo isso se tornou uma necessidade, visto que as novas tendências de consumo modificaram a relação empresa-cliente, de forma que é primordial ter uma base fixa, ou seja, uma fidelização de clientela, para equilibrar e manter as vendas de uma marca. Isso faz com que os próprios clientes fixos reivindiquem as condutas coerentes das marcas que consomem.
Características subjetivas
Toda e qualquer Identidade Corporativa deve ter para si quais suas características subjetivas. Para isso, é necessário identificar todas as condutas cotidianas, para que isso não afete a execução na busca de seus objetivos.
Dessa forma, em seu plano deve conter fatores subjetivos como:
- A diferenciação – aquilo que torna a sua empresa única, distinta de tantas outras que oferecem os mesmos serviços mas ainda sim consegue se destacar na concorrência e ser exclusiva.
- A coerência – Equilíbrio entre o proposto e o executado, discurso e prática coerentes fidelizam e passam mais confiança, acredite!
- Relevância – Compatibilidade! Aqui, é o momento em que você não só pode, como deve afirmar o conceito da sua empresa, assim o público cliente tomará para si o que se assemelha daquilo que busca.
- Renome – tomando como partida a realização dos três pontos anteriores, sua reputação e imagem no mercado será mais precisa e estável. Tudo isso não vem à toa, de uma hora para outra, mas ao longo de muito trabalho e estudo.
Estabelecidas as características subjetivas e suas múltiplas composições, especificaremos quais aspectos são necessários para uma Identidade Corporativa.
Quais os aspectos para uma Identidade Corporativa
A história da marca – como uma breve biografia que deve ser seguida! Uma empresa tem lá sua história, de como se construí, qual foi o caminho até chegar onde está, e quais suas motivações.
Identidade Visual – A construção da imagem da empresa, os trabalhos na área do design e do visual que serão transmitidos no resultado final como o logotipo, as paletas de cores, a tipografia.
Público Alvo – A faixa etária, sexo e economia, para identificar qual público pretende atingir. Essa parte é de extrema relevância, pois é nesse momento em que toma forma a reputação de uma empresa e a coerência de seu discurso.
Linguagem – Muito mais que publicidade, portfólios e propagandas, a linguagem é também um instrumento de discurso de um grupo empresarial. É na linguagem que se expressa insatisfações, dúvidas, convicções, feedback, portanto é por meio desse poderoso artifício que uma empresa se relaciona com seu público.
Mensagem – A mensagem é parte do discurso, pois é nesse momento que se concretiza a Identidade Corporativa: todos os funcionários, colaboradores, idealizadores e demais profissionais tomam uma mesma voz para afirmar qual o grande objetivo de sua empresa.
Como identificar os resultados obtidos interna e externamente com a Identidade Corporativa
Comunicação e diálogo interno – Por ser um cenário mais burocrático, de negociações e propostas, é necessário alinhar o discurso da empresa com seus colaboradores e contratados. Assim, as negociações são maduras, responsáveis e transparentes de ambas partes.
Comunicação e diálogo externo – Esse, portanto, é outro momento: a comunicação parte da empresa para com seu público. Independente do meio de comunicação pelo qual chega (publicidade, internet, tv), deve-se permanecer com o discurso coerente para que atraia seus consumidores.
Apoio e suporte ao cliente – Como forma de relacionamento da empresa para com a clientela, uma Identidade Corporativa deve sempre priorizar o feed-back.
Cultura Organizacional – Estar aberto para receber propostas de seus colaboradores, incentivá-los a criarem novidades, promover o trabalho coletivo e especializações na área.
Gostaram do Manual de Identidade Corporativa que criamos para você? Então avante a colocar tudo isso em prática!
A DcpHouse deseja sempre o melhor para seu negócio! Conte conosco.