Já ouviu falar sobre Funil de Vendas? Se ainda não, fique tranquilo pois aqui explicaremos certinho como funciona.
Primeiramente, para que o funil de vendas funcione, é fundamental ter em mente que essa é uma estratégia conceituada e importante para o Inbound Marketing, pois ela amplia as condições de obter respostas positivas para sua empresa.
Sem esse funil estabelecido, é possível a queda de clientela pela falta de foco.
Gostaria de saber algumas dicas básicas para você parar de perder tempo?
O que é um Funil de Vendas?
Também conhecido como pipeline, o funil de vendas é um método que identifica o percurso no diálogo da empresa com o cliente, do início até o final, onde a venda de algum produto ou serviço é feita.
O andamento e a funcionalidade do Funil de Vendas, bem como o processo de compra de algum serviço/produto não é feito de uma hora para a outra, sem um ciclo.
Por esse motivo, existe uma série de situações notórias nesse processo, como a pesquisa é feita pelo cliente, a avaliação (caso o cliente já tenha comprado com você), e a própria compra.
Para definir o tipo de cliente e qual o discernimento dele em relação à sua compra, foram divididas situações em três etapas do funil de vendas:
O topo do funil (ToFu) – essa é a primeira etapa, conhecida como etapa da descoberta do que está sendo oferecido. O ToFu (Top of the Funnel) consiste na procura por motivações em realizar essa compra. Por isso, tenha sempre materiais e gere conteúdos sobre as maiores dúvidas, perguntas e informações que um cliente novato precisa para escolher comprar com você de primeira!
Meio do funil (MoFu) – É, basicamente, a etapa de reconhecimento da necessidade de compra. Essa fase é posterior à descoberta, pois é nesse momento que o cliente acredita precisar e desejar o que está sendo oferecido. Aqui, os leads já possuem informações básicas, portanto precisam de incentivo e segurança para realizar o feito. Mais do que enfiar uma venda goela a baixo, o MoFu (Middle of the Funnel) da sua empresa deve mostrar os pontos positivos para o cliente.
Fundo do funil (BoFu) – é a etapa final, onde o cliente opta por realizar a compra, no entanto ainda precisa manter contato com um funcionário que o ajude nesse processo. O BoFu (Bottom of the Funnel) trata diretamente do Marketing Qualified Leads (MQLs), que são justamente essa clientela que entra em contato, pois tem o mínimo de confiança no seu trabalho.
É comum que uma porcentagem de empresas criem a quarta etapa, conhecida como a pós-venda. Ela vai focar na satisfação do cliente e no processo de fidelizá-lo.
Porque é necessário um Funil de Vendas?
Ainda que estejamos no momento da informação e das pesquisas rápidas, uma compra sempre é motivo de exigência, comparação e segurança. Por isso, uma empresa séria deve se importar com todo esse processo de pesquisa, dúvidas, motivação e garantia de compra.
O mercado oferece muitas coisas iguais, mas você pode se destacar e abrir o olhar do seu cliente para algo jamais visto antes. Sério, comprometido. Cuidadoso.
Tenha sempre noção de quais as dúvidas referentes à sua empresa!
Quais as vantagens em obter um Funil de Vendas?
Antecipação – Ao analisar etapa por etapa, é possível identificar o que será necessário para que o cliente finalize a compra e se fidelize!
Aumento na produtividade – É possível, com o Funil de Vendas, notar nas maiores dificuldades e facilidades na venda e no marketing.
Aperfeiçoamento e melhoria – os padrões servem para colaborar com a difusão e a expansão do negócio de forma coerente com suas ações e seus objetivos.
Tendo tudo isso em vista, atribua outras ferramentas para melhorar seu Funil de Vendas. Invista em conteúdos, materiais online e, principalmente, não pule nenhuma etapa. O processo todo tem um resultado muito específico!
Esperamos ter ajudado! Se ficou alguma dúvida, fale conosco.