Com o avanço do uso das redes sociais para comunicação das empresas com seus clientes, bem como com seu público alvo, foi necessário criar uma estratégia para dar conta da demanda e do número cada vez maior de pessoas. Estamos falando sobre o e-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta muito útil e válida, se usada de maneira correta! Estamos falando de se comunicar da melhor forma possível, sem invadir o espaço do seu consumidor.
Ainda que tenham surgido outras redes sociais para se comunicar, o e-mail é básico, todo mundo tem e, impreterivelmente, grande maioria o deixa logado em seu dispositivo!
Nosso objetivo aqui é capacitar ainda mais quem já conhece e faz uso desse recurso, assim como atrair e motivar você que está no início do aprendizado.
O que é e-mail marketing?
É uma modalidade do Marketing Digital que se fundamenta no diálogo (por e-mail) entre o empreendedor e seus leads e/ou clientes. Para que isso aconteça, é feito o uso de alguns recursos de automação que produzem e customizam as mensagens que serão disparadas.
Para que você tenha uma ideia mínima do que estamos falando, olhe a caixa de entrada do seu e-mail e identifique se chegou alguma propaganda de compra online, oferta de passagem e hospedagem, promoção de itens que você costuma pesquisar no Google.
Em sua fase inicial, o e-mail marketing chegou a ser considerado como propaganda digital, pois não resultava em comunicação satisfatória. Porém, com alguns ajustes e muita investigação, o uso do e-mail marketing se transformou em uma necessidade e uma utilidade, tanto para o pequeno quanto para o grande empreendedor.
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Quais são os benefícios do E-mail Marketing?
- Ampla abrangência – algumas pesquisas indicam o crescimento de usuários de e-mail nos últimos anos, isso acontece porque a maior parte das contas feitas em outras redes sociais solicitam o endereço de e-mail.
- Alcance previsto – Às vezes um post no facebook ou instagram, não atinge de forma precisa os consumidores de forma imediata. Provavelmente isso tem a ver com a seleção feita pelos algoritmos que definem quais publicações irão ou não aparecer na sua timeline, e por isso não se tem controle de que um post chegará ou não no público. Com o uso do e-mail marketing isso pode ser evitado, afinal de contas, a certeza de que um e-mail enviado chegará para seu destinatário é certa.
- Modelo ajustável – Diferente de algumas redes sociais que limitam os caracteres do seu texto, definem o que pode ou não ser incluso, a mensagem enviada por e-mail tem maiores opções para você. Podem ser incluídos gifs, elementos gráficos, apenas texto, fotografia, etc.
- Resposta monetária elevada – Se você pensa em aderir o e-mail marketing, está no caminho certo! Mas, para isso, é necessário se ater em alguns itens básicos como o domínio e o recurso de um profissional que execute essa técnica.
Pesquise algumas alternativas de ferramentas de e-mail marketing e verifique qual é a melhor para suprir a carência do seu negócio. Ainda que sua escolha seja menos comum, provavelmente não sairá cara. Existem diversas ferramentas gratuitas e é por isso que o e-mail se torna um meio do marketing digital seguro e lucrativo.
Qual a principal função do e-mail marketing
Ainda que muita gente confunda o e-mail marketing com aqueles e-mails spam que promovem e fazem publicidade de produtos e/ou marcas, não é isso!
É por meio do e-mail que uma pessoa vai não só receber informações importantes sobre assuntos de seu interesse, mas também vai se comunicar e dialogar com seu remetente.
Por isso, é fundamental que ao disparar o e-mail marketing, o profissional tenha noção de que essa é uma estratégia informal de chegar na sua clientela, promovendo uma aproximação.
- Cativando leads – Ao escolher receber e-mails de uma empresa, o cliente supõe que sua relação de contato será frequente, de forma que é importante não mandar esses e-mails esporadicamente, só quando você se lembrar. Dar atenção a esse mínimo detalhe é o que atrai o olhar do outro para aquilo que você tem a oferecer!
- Gerar conteúdo – Como já salientado em outros textos, a importância de produzir conteúdo para seu site ou blog é gigantesca e traz resultados relevantes. Porém, isso não cabe apenas no texto publicado. Como já informamos, muitas vezes o algoritmo impede que essa publicação chegue no seu cliente, por isso seu conteúdo pode ser produzido e enviado por e-mail, ou ainda que o link do post seja enviado.
- Atualizações do Blog – Talvez o tipo mais comum de e-mail, é aquele que comunica quando um novo post surge em um blog. A capacidade de interação é maior.
- Newsletter – Serve para atualizar mensal ou semanalmente os dados e as informações de uma empresa. No entanto, sua circulação deve ser mais atenciosa e deve conter uma coerência e relevância para o cliente! É importante conter links para gerar interesse e atração para o restante do e-mail.
- Convite para evento – É comum o uso do e-mail marketing como convite para um evento, e isso é um ganho. No entanto, deve ser preciso, com informações básicas, como endereço, horário, data, capacidade de pessoas, forma de pagamento.
Por onde começar?
Antes de mais nada, existem duas regrinhas básicas para ter sucesso no seu e-mail marketing: templates e ferramentas!
A seleção do template é de extrema relevância. Você pode escolher um modelo pronto ou criar, vai da sua necessidade!
Dê prioridade para templates responsivos (aqueles próprios para dispositivos móveis!) e com capacidade de adicionar texto e imagens.
A ferramenta é para ajudar no processo de disparar e-mails em grande escala para que você não passe horas fazendo isso!
Para isso, selecionamos alguns sites (gratuitos e privados) que são usadas por empresas em seu e-mail marketing, como o Mailee, Hubspot, Mailchimp.
Elenque os e-mails
É óbvio que muitas pessoas alteram suas contas de e-mail, trocam de endereço e deixam suas contas anteriores. Dessa forma, é importante manter sua lista de e-mails sempre atualizada para não correr o risco de enviar dezenas de e-mails à toa.
Nesse desespero em conquistar uma lista de e-mails é fundamental não cair na tentação de comprar uma lista de contatos. Isso é furada e não tem eficiência alguma, pois esses contatos não estão interessados nos seus serviços, e provavelmente descartarão todos e-mails que receberem.
Ainda que exija energia e tempo, investir na sua própria lista de e-mails é um esforço necessário! Mas como???
Criar um post com esse intuito pode ser uma boa para seu e-mail marketing! Divulgue sua necessidade e induz seus clientes a compartilharem seus e-mails para receberem informações de promoções, novidades, etc. Se isso vem deles, muito provavelmente estão interessados.
E aí? Pronto para dominar o e-mail marketing? Qualquer dúvida, manda pra gente nos comentários pois responderemos o mais breve possível.