Conhecida como Análise SWOT, a sigla derivada da língua inglesa tem como significado Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Para ficar mais claro, falaremos um pouco sobre o que é a Análise SWOT, quais suas funcionalidades, qual o tipo de público que deve adotá-la, como adequar essa ferramenta na sua empresa e alguns exemplos de Análise SWOT. Bora ficar craque?
Sobre a Análise SWOT
A Análise SWOT, ou FOFA (como também é conhecida no Brasil) consiste em uma importante ferramenta do marketing que interage e aprecia os meios de circulação, antes mesmo do projeto ser colocado em prática. Dessa forma, ele garante e analisa as reais possibilidades de êxito.
Pense nessa ferramenta como um rascunho de propostas a serem feitas. Nesse rascunho, são selecionados dados fundamentais para a construção do projeto, por meio de um balanço dos pontos positivos e negativos. Dessa forma, a Análise SWOT possibilita identificar quais as melhores escolhas.
O grande diferenciador desse tipo de ferramenta é, sem dúvidas, o fato dela ser realizada no nicho dos negócios e seguindo um método de organização!
O que é a Análise SWOT?
Considerada uma das mais populares ferramentas de organização no mundo do marketing, a Análise SWOT foi criada em meados de 1960 por Albert S. Humprey, consultor de empresas estadunidense que era pesquisador na Universidade de Stanford. Sua criação se deu pela necessidade em alinhar estratégias que garantissem sucesso nas escolhas de uma empresa, bem como rascunhasse um número menor de perigo nas decisões.
É inevitável que ao longo dos anos e com diversas mudanças no cenário empresarial, a Análise SWOT teve suas alterações e adaptações de acordo com as novas urgências. Com tamanha inovação é óbvio que a Análise SWOT foi ganhando espaço e popularidade, dado seu caráter fluido e simples em proporcionar resultados positivos.
Na Língua Portuguesa o termo SWOT ganhou outro nome: FOFA (Forças), (Oportunidades), (Fraquezas) e (Ameaças). Podendo, assim, ser dividida em análise interna: forças e fraquezas, e análise externa: oportunidades e ameaças.
É possível identificar que os fatores internos correspondem ao que a empresa tem controle, enquanto os fatores externos correspondem mais o mercado no qual está inserida. Assim, é possível ter uma visualização de forma panorâmica.
Qual a funcionalidade da Análise SWOT
Sua principal funcionalidade, sobretudo, é rascunhar e colocar em prática os projetos desenvolvidos. Mas como?
A começar pelo método criado como suporte para planejar e organizar com garantia. Assim, são selecionados alguns dados básicos e necessários para elaboração de um plano ou até mesmo para o descarte deste plano caso seja inviável.
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Qual o público que deve adotar a Análise SWOT?
É possível que a maioria das pessoas acreditem que, por se tratar de uma ferramenta de gerência de projetos e negócios, a Análise SWOT se restringe apenas aos gestores. No entanto, não é bem assim!
A Análise SWOT tem muito mais eficácia quando usada por toda uma equipe, afinal todos os funcionários conhecem e dominam o projeto em questão, não apenas os gestores. Dessa forma, a Análise SWOT possibilita funções para cada tipo de funcionário, além de fortalecer a relação em equipe.
Como adequar essa ferramenta na sua empresa?
Chegou o momento de saber como adequar esse método e como fazer funcionar a Análise SWOT de forma simples. É para isso é preciso:
- Fazer um brainstorm em equipe – discutir, em equipe, traços e dados necessários.
- Analisar os fatores internos – como já mencionado, os traços internos são as forças e as fraquezas. Ou seja, aquilo que a própria empresa tem controle. Esse momento é importante para a melhoria e alterações das características internas em relação ao mercado competidor. Reconhecer qualidades e defeitos é estar um ponto à frente na concorrência. Algumas dessas características são: o renome no mercado, a localização, os recursos financeiros e humanos, o marketing, tempo de mercado, materiais, equipamentos, etc.
- Analisar os fatores externos – Na Análise SWOT os fatores externos necessários para se pautar são a clientela, a concorrência, a economia.
Montar a matriz – esse momento é hora de resumir as informações relevantes.
Esperamos ter ajudado a saber mais informações sobre este assunto. Qualquer dúvida ou sugestão, deixem nos comentários, pois responderemos o mais breve possível!
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